quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Historia

O desenho produzido pela Shogakukan Productions, com o nome Pokémon - abreviatura de Pocket Monsters (Monstros de Bolso) - é um anime que narra as aventuras de Ash Ketchum, um garoto de 10 anos que sonha em ser o maior Mestre Pokémon de todo o mundo, em sua jornada à procura de Pokémons e insígnias. A história é a seguinte:

Nesse mundo habitado por estranhas criaturas chamadas de Pocket Monsters, ou simplesmente Pokémon, toda criança que completar 10 anos de idade, pode se tornar um Treinador de Pokémons e sair à procura desses bichinhos, capturando-os, treinando-os e fazendo-os lutar para ganhar experiência.

O objetivo de um treinador Pokémon é lutar contra todos os Líderes de Ginásio da sua região. Ao vencer cada líder, você ganha uma insígnia (espécie de medalha que simboliza sua vitória sobre um líder de ginásio). Coletando as 8 insígnias, você pode entrar para a Liga Pokémon (torneio que reúne os melhores treinadores Pokémons do mundo).

Além da classe treinador, existem várias outras classes abordadas no universo Pokémon, sendo as principais: Criador (Brock deseja ser o melhor criador do mundo), Ranger (como as personagens Solana e Jackson) e Coordenador (como as personagens May, Drew, Dawn e Zoey).

Toda essa história gira em torno do garoto Ash, que sonha ser o maior mestre Pokémon de todos os tempos. Para isso, ele vai viajar por diversas regiões atrás de novos oponentes, novos desafios e novos Pokémons. Ash não está sozinho e durante sua jornada contará com a ajuda de seus companheiros de viagem para superar seus rivais e fazer a Equipe Rocket decolar várias vezes.

Atualmente com mais de 500 episódios distribuídos em seis sagas e em mais de 10 temporadas, o anime Pokémon segue sobrevivendo no Brasil a quase dez anos.

História do Jogo

Pokémon tem uma história muito interessante que poucos sabem qual é. Satoshi Tijari pegava insetos e colocava em vidrinhos. Daí, os alimentava com plantas e os guardava. Depois, juntava dois e simulava lutas entre eles. E assim passava horas brincando. Satoshi cresceu, virou produtor de games e foi trabalhar na Nintendo. Familiarizado com os jogos, Satoshi e alguns amigos fundaram uma “indústria” de vídeo games chamada Game Freak. Assim, inspirado em seu passatempo de criança, ele lança em 1996 os primeiros jogos Pokémon: Versão Red e Versão Green.

Os jogos foram um tremendo sucesso, tornando-se mania rapidamente no Japão, animando tanto a Game Freak que alguns meses depois foi lançado Pokémon Blue, que trazia gráficos melhores e algumas mudanças em relação as versões anteriores. Não demorou muito e em 1998 os jogos também vieram para o ocidente, com exceção de Green, tornando Pokémon uma mania não só japonesa, mas mundial e, pensando nesse sucesso todo, foi que a Nintendo decidiu criar o anime Pokémon. A idéia deu tão certo que foi lançado um jogo totalmente baseado no anime: Pokémon Yellow. Por ser baseado na história de Ash, o jogo apresenta algumas diferenças em relação a Red/Green/Blue, como o Pikachu ser o novo e único inicial, a possibilidade de capturar Bulbasaur, Charmander, Squirtle e Pidgeotto em lugares semelhantes ao que Ash os pegou, a aparição do trio Rocket Jesse, James e Meowth, e outras coisas.

O sucesso estourou e, para renovar as coisas, novos jogos com novas histórias, novos mundos, novos personagens, novos Pokémons e muitas novidades precisavam ser lançados. Aí que se dá início a 2° Geração, representada pelos jogos Pokémon Versão Gold/Silver/Crystal, que traziam 100 novos Pokémons, o continente Johto e muitas aventuras inéditas.

Além dos jogos em RPG para o GB/GBC, juntamente com R/B/G/Y e G/S/C foram lançados também os jogos Pokémon Stadium (com três edições no total, sendo que a primeira não foi lançada no Ocidente), que faziam as batalhas Pokémon dos jogos clássicos ficarem mais emocionates no Nintendo 64. Fora estes, outros jogos spinoffs pegaram carona com o sucesso de Pokémon, como TCG 1 e 2 (que trazia para o GBC a emoção do jogo de cartas Pokémon), Pinball (clásico jogo adaptado para o universo Pokémon), Puzzle Challenge (típico puzzle, mas de Pokémon), Pikachu's Adventure (único jogo Pokémon para o SNES) e outros.

O tempo foi passando e finalmente, em 2002, novos jogos foram lançados, agora para o console GameBoy Advanced: Pokémon Versão Ruby e Versão Sapphire! O jogos inovavam com um continente totalmente novo (Hoenn), mais de 100 novos Pokémons, gráficos mais bonitos, mais ações e muito mais. Em seguida, a GameFrak lançou um remake dos jogos Red e Green, dando origem à Pokémon Versão FireRed e Versão LeafGreen, que traziam basicamente a mesma história dos primeiros jogos, mas com alguns adicionais e novos gráficos. Com eles, Pokémon Colosseum e Pokémon XD: Gale Of Darkness foram lançados para GameCube, sendo os "Stadium" dessa geração e, pouco tempo depois, Pokémon Versão Emerald inova ainda mais os jogos Ruby/Sapphire e encerra a série Advanced.

Hoje já existem jogos ainda mais novos, como os recém-lançados Diamond e Pearl, Ranger e Mystery Dungeon! Não podemos bobear! Pokémon cresce diariamente, e nós temos que pegar!

Sem comentários:

Enviar um comentário